Nota Técnica do MEC sobre o Método TEDEM



Este documento foi emitido pelo Ministério da Educação, em ocasião da análise da experiência de implantação do TEDEM no currículo da educação musical na Escola Municipal Áurea Bicalho, em Juiz de Fora. O método é reconhecido por sua relevância, sendo passível da certificação enquanto tecnologia educacional, de acordo com os parâmetros avaliados pelo MEC:


(...) pelo relevante alcance da presente proposta, tanto pela possibilidade de provocar mudanças significativas nas formas de ensinar e aprender, quanto pelo seu potencial de enriquecimento da prática docente, de promoção de atitudes investigativas, de desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas e de preservação da cultura musical brasileira.


Em Juiz de Fora, desde 2004 o método é reconhecido como o modelo a ser executado pelas escolas que optarem pela inclusão da educação musical no seu currículo, através da lei nº 10861/2004.

Enquanto reconhecimento deste trabalho, fruto das observações e inquietações cultivadas ao longo dos quase 30 anos de experiência, fatos desta ordem nos contentam, mas não satisfazem de todo: denotam a atuação do governo em um âmbito conceitual, meritório e, porque não dizer, vaidoso. 

Como educadores, reconhecemos que educação não é vaidade - é um direito, garantido constitucionalmente e estaturariamente, que deve ser assegurado em um ambiente sadio, respeitoso, onde todos os participantes do processo sejam considerados, para além dos números, em sua humanidade. Enquanto a Música, bem como a Educação de qualidade, tanto como conteúdo quanto forma, for considerada e tratada como um privilégio, pouco avançaremos em nossas discussões e reflexões acerca de nossa cultura.

Acreditamos que uma comunidade, um povo, uma nação, só pode delinear os caminhos de um progresso desejável quando conhecer-se a si mesma, souber de sua identidade e sua diversidade, sejam elas étnicas, biológicas, materiais e imateriais, residindo aí sua verdadeira riqueza. O verdadeiro desenvolvimento só pode existir quando, como tão bem explica o Prof. Humberto Maturana, somos capazes de promover mudanças de acordo com o que desejamos conservar. E só conservamos aquilo que conhecemos, do qual temos consciência. E no tornar-se consciente, a linguagem ocupa um lugar fundamental, em paralelo com as emoções. E qual outra arte melhor, se não a Música, para fundir em sua estrutura linguagem, emoção e identidade?

Segundo Maturana, conservar é um atributo da biologia do amar, e a vida só acontece, e continua acontecendo, quando existe o amor, desdobrado em atos que permitem ao ser formar-se, conhecer-se, transformar-se e, por síntese, conservar-se enquanto estrutura íntegra e potente.

Esta é a intenção, este é o sonho, e sua força motriz.


Um abraço!